Seleção Brasileira de Futebol de Salão da CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão) sobe ao pódio e conquista o terceiro lugar no Pré Mundial Acord 60 Anos na Colômbia
Após vencer a Seleção Paraguaia, atual campeã mundial, nos pênaltis, Brasil fica em terceiro lugar sob aplausos da torcida Colombiana, que afetivamente acolheu toda a Delegação Brasileira da CNFS.
O Pré Mundial Acord 60 Anos, antecedeu o X Campeonato Mundial de Futebol de Salão que irá acontecer em março de 2011, na Colômbia, organizado pela FECOLFUTSALON (Federação Colombiana de Futebol de Salão)
Depois de uma dura adaptação ao forte estilo de jogo sul-americano, disputado nas regras internacionais da AMF (Associação Mundial de Futebol de Salão), a Seleção Brasileira de Futebol de Salão da CNFS (Confederação Nacional de Futebol de Salão) obteve o terceiro lugar no Pré Mundial Acord 60 Anos, disputado em Pitalito, a 325 km da capital Bogotá, ao vencer a Seleção do Paraguai que é a atual Campeã Mundial, nos pênaltis.
Convidada pela Acord (Associação Colombiana de Jornalistas Esportivos), a Seleção Brasileira da CNFS superou seus limites com a conquista, pois sofreu com desfalques e jogadores machucados ao longo da competição. Além disso, houve um desgaste inicial devido ao grande desafio logístico ao viajar para a disputa, que envolveu um total de 17 horas (São Paulo a Bogotá, após para cidade de Neiva e por fim Pitalito).
Após altos e baixos na primeira fase, a equipe chegou para a partida contra o Paraguai com muitos problemas, mas com o objetivo único de vencer para conquistar um lugar no pódio. Com um primeiro tempo inconstante que terminamos perdendo por 2 a 0, a equipe titubeava e não parecia dar mostras de recuperação. Após o intervalo, a dedicação e a união dos atletas em quadra foi tão grande que, logo aos 7 minutos do segundo tempo anotou o primeiro gol. Com apoio da torcida local, que lotava o Coliseu de Pitalito, a equipe se animou e sufocou os atuais campeões mundiais, aos 9 já vencia, de virada, por 3 a 2. Um descuido de marcação no final do jogo deu o empate aos paraguaios, o que levou a disputa para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, a competência dos jogadores: Marquinhos, Evandro, Jorge e Fabinho e do goleiro Marcel Martins, sacramentou a conquista da Seleção Brasileira da CNFS.
Segundo o treinador da Seleção Brasileira da CNFS, Celso Marques, o Pré Mundial foi um duro teste, mas ainda virá mais. "Com essa competição pudemos ter uma idéia do que vamos encontrar no X Campeonato Mundial na (Colômbia) no ano que vem. Nossos jogadores conseguiram se adaptar ao futebol latino americano e mesmo não sendo atletas full-time, teremos até março de 2011 para voltar e subir novamente no pódio, e quem sabe, levantar o troféu de campeão", destacou Marques que é também o responsável técnico pela equipe A. R. Ford Clube, de São Bernardo do Campo (SP).
Com pouco investimento no Brasil, a Seleção Brasileira de Futebol de Salão da CNFS, mostrou que mesmo com pouca credibilidade de investidores brasileiros é uma equipe capaz de fazer sucesso fora do país e representar muito bem a nação defendendo nossas cores e tradição. Com ginásios lotados com cerca de 3000 pessoas por jogo, a Seleção da CNFS (CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO) Filiada a AMF (ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE FUTEBOL DE SALÃO) foi aplaudida e assediada em todos os momentos, recebendo elogios dos organizadores e destaque diário na imprensa local.
“Se tivesse troféu para seleção mais simpática, com certeza a gente levaria esse também”, disse Jefferson de Souza, pivô da equipe, lembrando que a Seleção Brasileira da CNFS causou alvoroço por onde passou no hotel em uma escola primária com 1200 alunos, onde posaram para fotos e fizeram uma pequena apresentação deram muitos autógrafos. Em novembro a Seleção Brasileira CNFS começa a preparação para o Mundial, apesar das dificuldades estruturais. “Temos uma excelente comissão técnica com médico, fisioterapeuta, psicólogo e preparadores físicos, além de um ótimo elenco, muito unido e solidário, dentro e fora de quadra; só precisamos de mais apoio”, diz Evandro de Oliveira, que joga na posição de fixo, um dos destaques da competição. "Torcemos para encontrar um parceiro que possa nos patrocinar no Mundial de 2011 para estarmos mais tranqüilos e pensando só no futebol” afirma o técnico que, assim como os jogadores, possui outras atividades profissionais durante o dia, concentrando os treinamentos para o período noturno.
O Presidente da Confederação Nacional de Futebol de Salão, o Sr. José Mauricio de Freitas Neto; ficou muito orgulhoso com este trabalho inicial e com uma crescente apresentação dos jogadores brasileiros: “Os jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira da CNFS deram o seu melhor e encantaram dirigentes e autoridades Colombianas, Argentinas e Paraguaias.”
”Lutamos pelo futebol de salão original e independente se mantendo verdadeiro dentro das regras internacionais FIFUSA – Federação Internacional de Futebol de Salão sucedida pela AMF – Associação Mundial de Futebol de Salão e UEFS – União Européia de Futebol de Salão.”
Agradecemos à FECOLFUTSALON (Federação Colombiana de Futebol de Salão), a ACORD (Associação Colombiana de Jornalistas Esportivos) e a todo o povo Colombiano todo o carinho, atenção e torcida dispensada a Delegação Brasileira de Futebol de Salão da CNFS CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO.